Slide

  • Título 1MEMS realiza hangout sobre Desafios diários do empreendedorismo feminino na Bahia
  • Titulo 2O segredo para se manter motivada!
  • Titulo 3Fundadora do MEMS fala sobre iniciativa empreendedora em rádio soteropolitana
1 2 3
Image Slideshow by WOWSlider.com v4.8

Últimos posts

Planejamento estratégico: por que fazer?

 
Planejamento Estratégico é um processo gerencial que consiste na elaboração de um programa de ações, com as metas, objetivos e processos a serem executados pela nossa empresa, com a intenção de criar e melhorar os procedimentos e ciclo operacionais da mesma.

Para isso, devemos considerar as condições internas e externas da nossa empresa, além do mercado no qual ela está inserida. Neste programa de ação, que é o Planejamento Estratégico, devemos deixar claro qual a nossa missão, nossos valores, nossos pontos fortes, nossos pontos fracos, nosso diferencial e quais as estratégias que iremos usar.

Devemos elaborar nosso planejamento estratégico de forma que nossa empresa utilize-o desde sua formação (embrião) até o início de suas atividades, até para situações futuras que venham através desse processo terem uma margem de segurança maior. A ideia é que o planejamento seja como bússola na hora de adaptar as decisões e as mudanças que forem surgir.

Os empreendedores e futuro empreendedores são cheios de ideias, sonhos e planos sobre como farão seus negócios funcionarem. O problema é que só de ideias não se constrói uma empresa. É preciso colocar essas ideias no papel, pois esse momento é extremamente importante, porque é aí que surge o seu planejamento estratégico.

Deve ser levado em conta, entre vários fatores, o local para funcionamento da sua empresa, nicho de mercado, público alvo, principais fornecedores, tipo de serviços ou produtos que irá oferecer, qual será a sua margem de lucro e tempo médio do retorno financeiro do capital investido inicialmente.

Estamos vivendo uma crise socioeconômica - isso é fato - mas uma empresa que utiliza do planejamento estratégico como sua bússola para lhe guiar, terá uma maior probabilidade de se manter, crescer e ter sucesso no mercado, do que uma empresa que não utilizou desse processo gerencial.

*por Andrea Oliveira - Administradora de empresas com ênfase em Gestão de Negócios, MBA em Auditoria Contábil e Tributária com Metodologia do Ensino Superior. Palestrante com Experiência de 10 anos nas áreas Administrativa, Financeira, e Consultoria.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário